Anot dos Santos

Data

Partilhe

Nutrição ao alcance de todos

A ideia e o objetivo

A farinha Mixnahary é uma ideia desenvolvida pela autora da obra Manjar de Rico na Mesa de Pobre.
A expressão mix é resultante da mistura de vários tipos de ingredientes, particularmente farinhas: casca de ovo, legumes, verduras e cereais, alimentos locais, baratos, usados nos ensaios e que demonstraram um alto valor nutricional.
Nahary é referente ao nome da minha neta, Erica Nahary.

O principal objectivo da farinha Mixnahary é reforçar as refeições das crianças, principalmente as que não têm acesso a uma dieta alimentar nutricional, segura e de qualidade.
A farinha é um alimento nutricional que ajuda a reforçar a alimentação das crianças. Ajuda a prevenir doenças como a desnutrição.

O interesse primário da ingestão da Mixnahary é a prevenção da desnutrição, nomeadamente nas crianças.

A Mixnahary nasce da perspectiva de criar um alimento de alto valor nutricional, capaz de fazer funcionar o metabolismo infantil, reforçar a alimentação e fornecer a energia necessária ao corpo.

A farinha Mixnahary, contém 1600 kJ/100 g de valor energético, o que representa uma fonte de combustível capaz de contribuir para o metabolismo da criança e o bom funcionamento do corpo.
A Mixnahary é um alimento altamente saudável, que pode também ser ingerido em situação de doença ou durante o período de convalescença.

Óptima fonte nutricional para ser ingerida também durante o processo de crescimento, particularmente o escolar e na prática de actividade física.
A adição da farinha na dieta alimentar da mãe durante o processo de gestação, lactação e amamentação constitui uma rica fonte nutricional e contribui para garantir uma alimentação saudável e segura, o que garante o nascimento, crescimento e desenvolvimento futuro da criança.

A história por trás da farinha Mixnahary

O projecto surge, exactamente, na época em que a covid-19 se instala no planeta e agudiza a crise das economias mundiais.

Com o surgimento da covid-19 surge a crise económica e provoca uma nova onda de pobreza em alguns lugares do planeta, no seio de algumas famílias e também em instituições filantrópicas.

Com o agravamento da crise económica, as famílias e algumas instituições filantrópicas perdem o poder de compra e inicia-se também um ciclo de escassez de alimentos e a fome instala-se nestes ambientes.

Entretanto, como resultado do meu interesse em ajudar o próximo e através do trabalho que desenvolvo numa comunidade, deparo-me com alguns casos de fome e de desnutrição infantil. Casos esses que apresentavam sintomas de desnutrição acentuada em algumas crianças no local.

A situação da fome e da desnutrição obrigou-me a procurar soluções fáceis, práticas e simples para socorrer e ajudar as crianças a saírem daquela aflição.

Como tal, e perante a triste situação, fui pesquisando sobre formas de ajudar as mães que enfrentavam esta situação como combater a fome e a desnutrição infantil no local.

Na pesquisa percebi que o melhor e mais económico seria alimentar e nutrir as crianças com produtos de campo, pois apresentam um alto teor nutricional, e pensei também num reforço alimentar, que tinha como objectivo prevenir e combater a desnutrição.

Assim, procedi e inventei, como reforço alimentar, a farinha Mixnahary, composta por uma mistura de farinhas de: arroz, milho, mandioca, amendoim (ginguba), grão-de-bico, farelo de milho, beterraba, moringa e casca de ovo.

A farinha Mixnahary é um alimento composto pelo seguinte valor energético; 1600 kJ/100 g de nutriente capaz de reforçar o funcionamento do organismo humano.

Mostrou a eficácia no controlo da desnutrição nas crianças que consumiram.

Valor Nutricional

Modo de utilização

A Mixnahary pode ser adicionada a papas, sopas, sumos e a outras refeições.

Medida para consumo:

  • Adultos: 2 colheres de sopa;
  • Crianças dos 0 aos 12 anos: 1 colher de sopa.

Este alimento pode também estar presente nas refeições diárias das mães, durante o processo de gestação, lactação, amamentação, das crianças e outros adultos.

A farinha Mixnahary foi avaliada pelo laboratório de análise microbiológica da SGS (Portugal). Registado no relatório de ensaio N.º PT22-54417.001, emitido a 25/11/22.

Últimos posts

Fome, um indicador que une...

A fome é a questão central do projecto Manjar de Rico na Mesa de Pobre, temática que actualmente se tornou num…

Os menus do Manjar

O Menu Diversificado e Nutritivo é composto por alimentos do campo e possibilita a confecção de quatro…

Manjar de Rico na Mesa de...

Manjar é, naturalmente, comida (alimento rico). Ou seja, uma alimentação com os nutrientes necessários para manter…

Anot dos Santos

mrmp.livro@gmail.com